Ética e Relacionamento Interpessoal
Voltada especificamente para escolas da rede pública e privada, envolvendo todo o quadro de funcionários e professores. Aborda temas que vão desde a origem do conceito de ética e relacionamentos humanos até sua aplicabilidade contemporânea em todas as áreas do conhecimento; a carência e o desafio de uma prática de vida ética; a ética no individualismo e a alteridade, entre outros. Inclui dinâmicas e momento de reflexão.
Facilitador: Angelo P. Campos
Local e data: Definidos pela escola.
Duração: 120 minutos (com coffe-break).
Local e data: Definidos pela escola.
Duração: 120 minutos (com coffe-break).
Reflexões pedagógicas sobre o papel da família e da escola
Apresenta algumas reflexões pedagógicas e sociológicas referentes ao papel da família e da escola nos processos de socialização. Aborda a atual crise mundial relativa ao enfraquecimento dessas instituições e as consequências psicossociais na formação do indivíduo e da sociedade como um todo complexo. Aborda as fases do desenvolvimento maturacional do ser humano a partir das tarefas de integração, personalização e realização viabilizadas pela noção de ética do cuidado enquanto atividade dos educadores no contexto da família e da escola. Aborda a importância da passagem de uma infância suficientemente saudável para uma fase adulta suficientemente saudável.
Local e data: Definidos pela escola.
Duração: 120 minutos (com coffe-break).
Duração: 120 minutos (com coffe-break).
Perfil do Educador do Século XXI
Aborda as novas contribuições para a educação no século XXI, partindo das reflexões propostas por autores como Edgar Morin e Philippe Perrenoud no contexto das teorias mais recentes da Complexidade e da Transdisciplinaridade. Explora a atualidade do construtivismo e do sociointeracionismo perante o avanço da sociedade tecnocientífica. Aponta a urgência de se repensar o papel da educação e das novas formas de socialização do conhecimento, levando em consideração outras dimensões do desenvolvimento humano, tais como a cultural e a espiritual.
Facilitador: Equipe Gefil Assessoria Cultural.
Local e data: Definidos pela escola.
Duração: 120 minutos (com coffe-break).
Duração: 120 minutos (com coffe-break).
Formação para Centros de Educação Infantil
O presente
projeto de formação vem ao encontro do documento - Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil, mais conhecido como DCNEIs. Aponta para o
atendimento de crianças de 0 a 6 anos, em creches e pré-escolas como um direito
social das crianças concretizado na Constituição de 1988, reconhecendo a Educação
Infantil como dever do Estado para com a Educação, processo que teve ampla
participação dos movimentos comunitários, dos movimentos de mulheres, dos
movimentos de redemocratização do país, além, evidentemente, das lutas dos
profissionais da educação.
Acreditamos que
essa proposta de formação poderá contribuir para uma Educação Infantil de
qualidade, a partir do momento em que se propicia uma reflexão mais apurada do
fazer pedagógico onde a criança seja realmente vista como centro do processo
educativo.
Esta assessoria é oferecida nas modalidades de Mini-curso, Palestras e Oficinas. Para aquisição do módulo completo, agende uma consulta com nossa equipe.
Facilitadoras: Engrácia Trópia e Ghisene Santos.
Local e data: Definidos pela escola.
Duração: De acordo com o módulo escolhido.
E mais...
Produção de textos / Avaliação
Ensino de Língua Portuguesa, Produção de Textos e Literatura
Brasileira
O Enem e as novas metodologias de avaliação
Aspectos técnicos de uma avaliação
A análise do erro e o ensino de Língua Portuguesa
Facilitador: Anselmo Luiz P. Campos
Local e data: Definidos pela escola.
Duração: 120 minutos (com coffe-break).